O mORB é uma reimplementação do JacORB1 utilizando as especificações do minimumCORBA, que nada mais é que um subconjunto do CORBA2 desenvolvido para sistemas com recursos limitados. Para muitas aplicações o CORBA é muito grande e possui muitos recursos desnecessário, para esses cenários é que surgiu a necessidade de uma versão do CORBA pequena, que foi denominada minimumCORBA.
A realização desse projeto foi feita de acordo com a especificação da OMG3, que pode ser vista na seção de download. Essa especificação foi feita com o intuito de tornar o minimumCORBA o mais compatível possível com o CORBA. Basicamente o que se fez foi, tomando como base o JacORB, transformá-lo em um ORB que atenda as especificações do minimumCORBA. Diversos recursos muito pouco utilizados e/ou relacionados com projetos muito específicos foram retirados enquanto outras partes foram modificadas para refletir a inexistência dos componentes..
O resultado obtido foi uma sensível redução no tamanho do JacORB (mais de 3 vezes menor), bem como um pequeno ganho na velocidade e utilização de memória RAM para programas idênticos rodando em ambos os projetos.
1 O JacORB 1.4.1 (versão utilizada neste projeto) é um ORB CORBA de código aberto (feito em Java) que implementa as especificações CORBA 2.3.
2 O CORBA (Common Object Request Broker Architecture) é uma tecnologia de middleware que permite programação em ambiente distribuído em sistemas heterogêneos.
3 A OMG (Object Management Group) é uma sociedade aberta, não lucrativa, que produz e mantém as especificações do CORBA.